Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O USO CONSTANTE DA MÁSCARA E A HIPERCAPNIA


HIPERCAPNIA - presença de doses excessivas de dióxido de carbono no sangue.

PORTANTO, o uso prolongado da máscara poderá fazer com que vc respire dióxido de carbono / CO2 de seu corpo que deveria ser eliminado. 
E assim, cautelas devem ser tomadas.

Sintomas graves de hipercapnia incluem:
  1. ️ Confusão.
  2.  Coma.
  3.  Depressão ou paranóia
  4.  Hiperventilação ou respiração excessiva.
  5.  ️Batimentos cardíacos irregulares ou
  6.  Arritmia.
  7.  ️Perda de consciência.
  8.  ️Contorcendo ou descontrole muscular.
  9.  Ataques de pânico.
O que é distúrbio V Q?
Relação ventilação/perfusão (V/Q)
As situações polares dos distúrbios V/Q são representadas por alvéolos ventila- dos, mas não perfundidos (espaço morto) e pela situação oposta, alvéolos não ventilados mas perfundidos adequadamente (shunt).

Como calcular V Q?
Para que ocorra uma troca gasosa ideal é necessário que o volume de ar que entra no alvéolo (V) seja próximo ao volume de sangue (Q) que passa através do pulmão. Essa relação entre o ar alveolar e o débito cardíaco, é chamada relação ventilação/perfusão (índice V/Q).

Hipercapnia é o aumento do gás carbônico no sangue arterial que pode ser provocada por uma hipoventilação alveolar (em caso de asfixia, por exemplo). Os hormônios da tireóide aumentam a resposta respiratória à hipercapnia.
Chama-se hipercapnia em medicina ao aumento da pressão parcial de dióxido de carbono (CO2), medida em sangue arterial, acima de 46 mmHg (6,1 kPa). Produz-se uma diminuição do pH devido ao aumento da concentração plasmática de dióxido de carbono. A pressão do CO2 no sangue aumenta (hipercapnia) quando os pulmões estão superventilados. A hipercapnia normalmente ocorre quando os músculos usados na inalação estão muito débeis para ventilar os pulmões adequadamente.
A hipercapnia normalmente desencadeia um reflexo que aumenta a respiração e o acesso ao oxigênio (O2), como a excitação e a rotação da cabeça durante o sono. Uma falha desse reflexo pode ser fatal, por exemplo, como um fator contribuinte na síndrome da morte súbita infantil.[1]
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.