Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

AS PRÁTICAS DE TERAPIAS E O GOVERNO MUNICIPAL DE ITABIRA

Auriculoterapia é oferecida nas unidades de saúde em Itabira
Desde o final de novembro, nove unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) em Itabira disponibilizam aos usuários um tratamento que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa: a auriculoterapia. Ela integra as Práticas Integrativas Complementares (PIC) que são implementadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o dia 23 de dezembro, 207 atendimentos já foram realizados.
A auriculoterapia estimula pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, insônia e dores articulares, por exemplo. Durante o procedimento, são utilizadas pequenas agulhas (auriculopuntura) ou sementes de mostarda (auriculotaping).
Quinze profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais) participaram de um curso de capacitação entre 4 e 6 de novembro, oferecido pela Prefeitura. “Está previsto um novo curso em março de 2015 para capacitação dos demais profissionais e, consequentemente, todos os PSF passarão a oferecer a auriculoterapia. Para o próximo ano, também está prevista a inclusão do médico homeopata e do profissional acupunturista no Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabira”, afirmou o diretor de PIC Lúcio Flávio Santos.
Ele explicou que o paciente procura a unidade do PSF e, dependendo da queixa, é atendido imediatamente no Acolhimento e submetido à sessão de auriculoterapia. Quando não é possível iniciar o tratamento naquele momento, a sessão é agendada para uma data posterior.

Melhorar a qualidade do atendimento à população e reduzir despesas são algumas prioridades do governo de Damon Lázaro de Sena para a área da saúde. Lúcio Santos reiterou que a terapia “apresenta-se como uma possibilidade concreta de redução de gastos públicos na área de saúde, visto que o paciente poderá utilizar menos recursos medicamentosos. Também reduz, em muitos casos, o uso dos serviços públicos de emergência e urgência”.
No momento, o tratamento é oferecido nas seguintes unidades do PSF: Amazonas, Areão, Campestre, Centro, Chapada, Fênix, Gabiroba de Cima, Nossa Senhora das Oliveiras e Santa Ruth.
Auriculoterapia é oferecida nas unidades de saúde em Itabira
Fonte:   https://www.facebook.com/prefeituraitabira/photos/a.889503207747417.1073742316.559662797398128/889503237747414/?type=1&theater