RESENHAS
A MAGIA DOS CHEIROS
Antigamente, o sistema límbico era chamado de cérebro das emoções. Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço.
APLICAÇÃO NO CORPO
Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.
CLASSIFICAÇÃO
A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. Pela origem a palavra perfume aplica-se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de álcool possível. As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. É comum ouvir falar em fragrâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador, como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.
- Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.
Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho,lavanda e eucalipto.
- Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
- Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.
Um frasco de perfume da conhecida marca Christian Lacroix.
O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. O "bom nariz" se desenvolve desde a infância. Existe uma ligação muito forte entre as coisas que acontecem durante a vida e os cheiros que as acompanham.
INGREDIENTES
As flores são efetivamente, as principais fontes de inspiração para os perfumistas. No entanto, os óleos essenciais usados na elaboração de um perfume pode vir também das raízes, caules, folhas, sementes, frutos, resinas, cascas de árvores, entre outros, o que proporciona um leque ilimitado de combinações. A laranjeira por exemplo oferece o neroli(extraído das flores), óleo cítrico (obtido da casca da fruta), e petitgrain (oriundo de folhas e galhos). Em meio a tantas possibilidades, cabe ao perfumista decifrar harmoniosas composições e interpretar o mistério da metamorfose que cada nota - ou tom - irá gerar em um novo acorde. Essa não é fácil. Há um século existiam cerca de 150 ingredientes que poderiam ser usados na fórmula de uma fragrância. Atualmente esse número saltou para mil extratos naturais e, graças aos avanços da química, há mais de 3.000 opções em sintéticos, que são a base de muitos perfumes modernos.
MATÉRIAS-PRIMAS NATURAIS
Flores
Não é por acaso que fragrância é praticamente um sinônimo de flor. É com seu aroma que a maioria dos perfumistas compões as suas criações.Rosa e jasmim, por exemplo, são consideradas os pilares da perfumaria. Tuberosa, Ylang-ylang eFlor de laranjeira, ou neroli, também tem seu lugar de destaque. Outras espécies se juntam nessa valiosa fonte de inspiração: calêndula, champaca, frangipani, gardênia, gerânio, íris, jacinto,lavanda, lilás, frésia, lírio, lírios do vale (ou muguet), madressilva,narciso, mimosa, osmanthus e violeta
RAÍZES E RIZOMAS
Resultam em essências notáveis, como a de gengibre, valerianae vetiver. Este muito usado na perfumaria é um tipo de planta com raízes fortes e fibrosas que oferece um cheiro de terra com um toque amadeirado.
Aqua Velva, Ma Griffe, Pólo, Fahrenheit, são os clássicos internacionais que mais se identificam com a família Chipre.
Dependendo da predominância de notas verdes, as composições Chipre passam a integrar o subgrupo, denominado Fougère (samambaia, em português).
Nesta família, enquadram-se os seguintes clássicos: English Lavander, Drakar Noir, Cool Water e Eternity for Men.
Notas aromáticas que compõem o perfume, em sua estrutura básica (corpo, fixação e notas de acabamento).
POLO VERDE: Cítrico amadeirado, com notas de pinho do Canadá, eucalipto, lavanda, pimenta, artemísia, cedro, vetiver, patchouli, musgo de carvalho, couro e tabaco. Para o homem clássico, dinâmico e elegante.
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Browse By Fragrance - Aloes; Cassia; Cedars of Lebanon; Frankincense & Myrrh; Henna; Hyssop; Ketubah; King's Garments; Lily of the Valley; Myrrh; Pomegranate; Rose of Sharon; Spikenard
Aloés - O misterioso perfume bíblica!ALOES - VELA - Das plantas citadas na Bíblia, a variedades mais comuns podem ser identificadas com certeza ou probabilidade, mas uma grande proporção da bíblico planta-nomes são genéricas e não específicas. Do que aprendemos com uma extensa pesquisa, o aloés da Bíblia é provavelmente o produto de uma árvore do Aquilaria gênero, um nativo do norte da Índia , em um certos estágio de decomposição, a madeira se desenvolve uma fragrância bem conhecida dos antigos ea partir dela um perfume raro foi obtida.
Aloes é mencionada 5 vezes nas escrituras, todos referentes ao seu perfume precioso. Assim, é desejável a sua fragrância que é listada entre as "espécies-chefe" no jardim da pessoa amada no Cântico dos Cânticos 4:13-14: "Suas plantas são um pomar de romãs com frutas escolha ... com mirra e aloés e todas as melhores especiarias".
Nosso "Aloes" perfume pode ser melhor descrita como o cheiro fresco de um jardim depois da chuva.
referências bíblicas para "Aloes":
Números 24:6, Salmo 45:8, Provérbios 07:17, 04:14 Canção de Salomão, João 19:39-40
CURIOSIDADES
Pergunta - Antigamente, acreditava-se que expor a pele perfumada ao sol poderia ocasionar manchas e até mesmo lesões. Isso ainda acontece com os perfumes modernos?
Verônica - Isso é um outro mito, pois não acontece com todos os perfumes. Algumas matérias-primas, como os cítricos, são fotossensíveis e, por isso, fragrâncias com grande quantidade de óleos essenciais cítricos podem ocasionar essas manchas. Na fabricação do perfume, porém, fazemos uso de um limite seguro desses ingredientes seguindo um órgão regulador. Aconselha-se evitar a exposição ao sol ao usar esses perfumes porque algumas pessoas têm uma pele muito mais sensível e poderiam apresentar esse problema.
Verônica - Isso é um outro mito, pois não acontece com todos os perfumes. Algumas matérias-primas, como os cítricos, são fotossensíveis e, por isso, fragrâncias com grande quantidade de óleos essenciais cítricos podem ocasionar essas manchas. Na fabricação do perfume, porém, fazemos uso de um limite seguro desses ingredientes seguindo um órgão regulador. Aconselha-se evitar a exposição ao sol ao usar esses perfumes porque algumas pessoas têm uma pele muito mais sensível e poderiam apresentar esse problema.
Pergunta - Qual a diferença entre perfume, colônia e água de banho?
Verônica - O que diferencia um perfume, uma colônia e uma água de banho é a concentração de fragrância. O perfume tem uma concentração de fragrância superior a 15% no produto; a colônia costuma ter uma concentração de fragrância entre 10% e 12% e as águas de banho, concentração de fragrância entre 5% e 8%.
Verônica - O que diferencia um perfume, uma colônia e uma água de banho é a concentração de fragrância. O perfume tem uma concentração de fragrância superior a 15% no produto; a colônia costuma ter uma concentração de fragrância entre 10% e 12% e as águas de banho, concentração de fragrância entre 5% e 8%.
Pergunta - Como evitar que a fragrância do perfume "brigue" com os cheiros de outros cosméticos, como loção pós-barba, xampu, hidratante facial etc.?
Verônica - É uma questão de bom senso. O ideal é usar outros produtos cosméticos ou de limpeza que tenham uma fragrância mais suave, ou usar todos da linha (xampu, loção, desodorante, sabonete etc.) que tenham o mesmo cheiro, ou ainda usar produtos que não tenham cheiro algum.
Verônica - É uma questão de bom senso. O ideal é usar outros produtos cosméticos ou de limpeza que tenham uma fragrância mais suave, ou usar todos da linha (xampu, loção, desodorante, sabonete etc.) que tenham o mesmo cheiro, ou ainda usar produtos que não tenham cheiro algum.
PERFUME DE vômito para fabricar perfume?
Texto Marcos Nogueira
O âmbar-gris, substância regurgitada pela baleia cachalote, é um dos ingredientes mais valiosos da perfumaria. Ele é um ótimo fixador de fragrâncias – os perfumes têm componentes altamente voláteis – e, mesmo sendo produzido no intestino de baleias, cheira bem.
Quer dizer, cheira bem depois de algum tempo de exposição à água do mar, ao sol e ao ar. Quando fresco, ele é preto, pegajoso e fedorento como o cão. Depois, fica sólido e acinzentado. Aliás, o “gris” se refere à palavra francesa que significa “cinza”. Já o âmbar tem a ver com o fato de que os perfumistas franceses o importavam dos países nórdicos, que também produziam o verdadeiro âmbar – uma resina vegetal amarelada. A proibição da caça à baleia em vários países levou às alturas o preço do âmbar-gris: para obtê-lo, é preciso pescar pelotas flutuantes no oceano ou esperar que elas venham parar na praia. Hoje já há substitutos químicos, mas a substância original segue sendo negociada a cotações que atingem R$ 20 o grama.
O âmbar-gris não é comida parcialmente digerida. Ele seria resultado de uma reação infecciosa causada pelos dentes das lulas-gigantes no intestino do bichão. A baleia põe para fora uma porção que costuma pesar de poucos gramas a algumas dezenas de quilos, mas a maior peça de âmbar-gris já catalogada pesava 635 quilos.
PERFUME - PROPRIEDADES
O PVP é solúvel em água e outros solventes polares. Em água ele tem a útil propriedade da viscosidade Newtoniana, por ser um polímero capaz de interações intermoleculares, mesmo em soluções aquosas diluídas a diferentes temperaturas, devido interações intramoleculares das próprias cadeias de PVP serem mais fortes que as interações PVP-água através deligações de hidrogênio. Também forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água[1]. Quando seco ele é um pó levemente floculento, o qual absorve até 18% de seu peso em umidade do ar. Em solução, ele apresenta excelentes propriedades de umidificação e facilmente forma filmes (películas). Isto o faz bom como revestimento ou aditivo à revestimentos.
APLICAÇÕES
O monômero é carcinogênico e é extremamente tóxico para a vida aquática; mas seu polímero (o PVP) em estado puro é completamente inofensivo. Não só é inócuo, como também é empregado como expansor do plasma sanguíneo em vítimas traumatológicas desde a metade do século XX.
É usado como um veículo em muitos tabletes farmacêuticos; sendo completamente inerte em humanos, ele simplesmente passa através do corpo quando administrado oralmente. PVP adicionado ao iodo foma um complexo (povidone-iodo [2]) que possui propriedades desinfetantes. Este composto está contido em vários produtos como soluções, pomadas, pressários, sabões líquidos e esponjas cirúrgicas. É conhecido pelo nome comercial de Betadine.
PVP liga-se a moléculas polares excepcionalmente bem, devido a sua própria polaridade. Isto conduziu a sua aplicação nos revestimentos para papéis e transparências de inkjet (jato de tinta) de qualidade fotográfica, assim como em tintas paraimpressoras de inkjet.
PVP é também usada em produtois de higiene e cosmética, tais como xampus e pasta de dentes, em tintas, e adesivos que você tem que umedecer, como os antigos selo postais eenvelopes. Também tem sido usado em soluções para lentes de contato e soluções para têmpera de aço. PVP é a base das primeiras fórmulas para sprays e géis fixadores de cabelo, e continua ainda a ser um componente de alguns.
REFERÊNCIAS
1. ↑ Avaliação DA MISCIBILIDADE de BLENDAS pva/PVP EM soluçÃO A PARTIR DE MEDIDAS VISCOSIMÉTRICAS; Larissa Trombeta Palermo, Elisabete Maria Saraiva Sanchez e Maria Isabel Felisberti; CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 14., 2000, São Pedro - SP. Anais - gppol.iqm.unicamp.br
LIGAÇÕES EXTERNAS
OBSERVE TAMBÉM
(b) hidroxipropil celulose (hpc); e
Resumo: Esta tese apresenta os resultados da obtenção de eletrólitos sólidos poliméricos a partir dos derivados de celulose - hidroxipropilcelulose (HPC) e hidroxietilcelulose (HEC), ambas comerciais. Para atingir os objetivos do projeto, os dois derivados passaram por diferentes processos sendo que a HEC foi modificada fisicamente por meio de plastificação com glicerol e HPC foi alterada quimicamente. A transformação química consistiu nas reações de oxidação de grupos hidroxila da HPC em grupos cetona que, em seguida, foram submetidos às reações de entrecruzamento com diamina de poli(óxido de propileno) [Jeffamina] resultando em redes por meio de ligações imina. A adição do sal perclorato de lítio, em diferentes concentrações, na matriz plastificada ou entrecruzada, resultou na obtenção de eletrólitos sólidos poliméricos, todos na forma de filmes. A caracterização destes eletrólitos foi realizada com técnicas básicas de caracterização de materiais como: análises térmicas (DSC, TGA), análise térmica dinâmico-mecânica (DMTA), análises estruturais (raios-X), medidas espectroscópicas (IR, UV/VIS), análise elementar, microscopia eletrônica de varredura (SEM), e, como a mais importante, medidas de condutividade iônica utilizando a técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). (AU)
(c) óleo hidrofóbico.
Produto céreo para cabelos, com cera, óleos não-voláteis e substâncias hidrofóbicas voláteis
"Produto céreo para cabelos, com cera, óleos não-voláteis e substâncias hidrofóbicas voláteis". A invenção refere-se a um produto céreo para o tratamento ou elaboração de penteados humanos com uma composição contendo pelo menos uma cera ou uma substância cerácea, pelo menos um óleo hidrofóbico, líquido, não-volátil e pelo menos uma substância hidrofóbica, ligeiramente volátil, líquida ou gaseiforme sob temperatura ambiente. Pela utilização das substâncias ligeiramente voláteis obtém-se uma cera macia, bem manuseável, que endurece sobre os cabelos depois da volatilização dos componente voláteis. Pelo emprego de gases propulsores pode ser preparada uma cera com grande superfície ( espuma de cera ), que pode ser igualmente bem manuseada e que confere aos cabelos uma grande firmeza.
Propilenoglicol
Propilenoglicol
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propane-1,2-diol
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Outros nomes
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propano-1,2-diol
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Identificadores
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TY6300000
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Propriedades
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C3H8O2
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76.09 g/mol
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1.036 g/cm³
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-59 °C
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188.2 °C
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totalmente miscível
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Solubilidade em [[Etanol]]
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totalmente miscível
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Solubilidade em [[Éter dietílico]]
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totalmente miscível
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Solubilidade em [[Acetona]]
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totalmente miscível
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Solubilidade em [[Clorofórmio]]
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totalmente miscível
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0.34 W/m-K (50% H2O @ 90 °C)
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Riscos associados
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1
0
0
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Compostos relacionados
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Álcooisrelacionados
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Etilenoglicol
Propanol Isopropanol Propano-1,3-diol Glicerol (propano-1,2,3-triol) Butano-1,2-diol |
Compostos relacionados
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Ácido láctico (2-hidroxi-propanoico)
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Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN Referências e avisos gerais sobre esta caixa. Alerta sobre risco à saúde. |
Propilenoglicol, conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico (um álcool diol), usualmente um líquido oleoso sem sabor, inodoro, e incolor que é higroscópico e miscível com água, acetona, e clorofórmio.
QUIRALIDADE
Propilenoglicol contém um átomo de carbono assimétrico, então existe em dois estereoisômeros. O produto comercial é uma mistura racêmica. Isômeros ópticos puros podem ser obtidos por hidratação de óxido de propileno opticamente puro.[2]
PRODUÇÃO
Industrialmente propilenoglicol é produzido por hidratação doóxido de propileno. Diferentes fabricantes usam processos não catalíticos a alta temperatura (200-220 °C) ou tots catalíticas as quais se processam a 150-180 °C na presença de resinas trocadoras de íons ou pequenas quantidades de ácido sulfúrico ou álcalis. Os produtos finais contém 20% de 1,2-propanodiol, 1,5% de dipropileno glicol e pequena quantidade de outros polipropileno glicóis.[3] Propileno glicol pode também ser convertido de glicerol, um subproduto do biodiesel.
APLICAÇÕES
Propilenoglicol é usado:
- Como um hidratante em medicamentos, cosméticos,alimentos, pastas de dentes, enxaguatórios bucais, e produtos de tabaco
- Como um lubrificante médico e sexual (A.K.A."lubrificante íntimo")
- Como um agente emulsionante em angostura e bitters
- Como um solvente para corantes alimentícios eflavorizantes
- Como um aditivo alimentar umectante, classificado comnúmero E E1520
- Como um excipiente em óleos essenciais
- Como um anticongelante não tóxico
- Como um solvente usado em misturas de substâncias fotográficas, tais como formadores de películas
- Como um fixador para perfumes
PI9307810-2
Perfume para composição de cápsula a invenção se refere a uma cápsula de casca de núcleo contendo no núcleo um óleo ou sólido ceroso, onde o óleo ou sólido ceroso compreende: (1) 50-100% em peso de uma composição de perfume, que é uma mistura de pelo menos dois ingredientes de perfume selecionados...