Vitamina A
Especialista: Dra. Janice Chencinski
O que é a vitamina A?
Nome: Retinol - Mais conhecido como: Vitamina A
Pró-vitamina A: são pigmentos existentes em alimentos de origem vegetal conhecidos como carotenóides que se transformam em vitamina A no organismo.
Onde encontramos a vitamina A?
Carotenóides ou pró-vitamina A são encontrados em vegetais de coloração alaranjada como cenoura, abóbora, manga e mamão. Por isso, o excesso de vitamina A na dieta de lactentes pode levar à hipercarotenemia (coloração alaranjada de extremidades como mãos, pés, nariz e orelhas). Esta condição, que pode ser resolvida pela diminuição da oferta destes alimentos, não é patológica e não traz nenhum problema para a criança.
Folhas verde-escuras como agrião, espinafre, rúcula e couve também são grande fonte de carotenóides.
Retinol ou vitamina A pré-formada é encontrada em alimentos de origem animal como fígado, gema de ovo, leite integral, manteiga e queijos. As carnes apresentam apenas pequenas quantidades desta vitamina.
Pra que serve a vitamina A?
É importante na visão, no funcionamento adequado do sistema de defesa do organismo contra infecções, mantém saudáveis a pele e as mucosas. A Vitamina A também age como antioxidante, isto é, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças.
E se eu não receber vitamina A suficiente, o que pode acontecer?
Sua carência pode ser provocada pela ingestão deficiente de alimentos fonte dessa vitamina A ou de vegetais fonte de carotenóides. A doença mais importante decorrente da hipovitaminose A é a xeroftalmia , conhecida como “cegueira noturna” que se não for tratada a tempo leva a lesões na córnea e à cegueira permanente.
A deficiência de vitamina A também contribui para o aumento das mortes e doenças infecciosas na infância.
Segundo a legislação brasileira, as margarinas e leites desnatados devem receber a adição de vitamina A para que sejam fontes adequadas desta vitamina para a população.
Suplementos contendo vitamina A são prescritos pelos pediatras muitas vezes para lactentes e crianças, visando garantir a correção de deficiências da dieta e prevenir danos à saúde em conseqüência de carências nutricionais.
E o excesso de vitamina A pode provocar alguma doença?
O excesso de vitamina A, uma situação freqüente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, pode causar manifestações clínicas desagradáveis e até perigosas.
A vitamina A, por ser solúvel em gordura, é armazenada no fígado e nos nossos depósitos de gordura corporal. Caso seja ingerida em altas doses através de suplementos, esta vitamina pode ser tóxica, levando a manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, câimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, cansaço, irritabilidade e sangramentos.
http://www.drmoises.com.br/palavra-de-especialista/nutricao/janice-chencinski/vitamina-a.aspx