Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ACUPUNTURA - PULMÃO

Canal Pulmão (Fei) - Shou Tai Yin Fei Jing - 手太陰肺經

http://flordeameixeira.com/init/acupuntura/canal/shoutaiyin/

Trajeto

O Canal do Pulmão tem origem no Jiao Médio, na região do Estômago, de onde descende internamente até conectar-se com o Intestino Grosso, em seguida, ascende até o Estômago, passa pelo diafragma, e penetra o Pulmão. Dai ascende até a garganta, dirige-se obliquamente para baixo e emerge no tórax, em P-1 (Zhongfu), situado no primeiro espaço intercostal, a 6 cun da linha média. De P-1 (Zhongfu) o Meridiano sobe 1 cun até P-2 (Yunmen), percorre a área abaixo da axila até o braço, onde seguirá por sua face medial, entre o Canal do Pericárdio e do Intestino Grosso, ao longo da borda anterior do rádio até P-7 aonde um ramo sai internamente e conecta-se a IG-1 (Shangyang). Externamente segue pelo sulco radial e alcança P-9 (Taiyuan) aprofundando-se. Externaliza-se novamente sobre os músculos tenares alcançando P-10 (Yuji), de onde segue até o ângulo ungueal interno no primeiro quirodáctilo, terminando no ponto P-11 (Shaoshang).

Trajeto Canal Luo

O Canal Luo se separa do Canal principal do Pulmão em P-7 (Lieque), segue pelo Canal do Pulmão pela palma da mão e ramifica-se através da eminência tenar, e conecta o Canal do Pulmão interior-exteriormente com o Canal do Intestino Grosso.

Trajeto Canal Divergente

Diverge do Canal Principal do Pulmão na axila e passa anteriormente ao Canal do Coração no peito, conecta-se com o Pulmão e dispersa-se no Intestino Grosso, uma ramificação ascende do Pulmão, emerge pela fossa supracavicular, ascende através da garganta em converge com o Canal do Intestino Grosso.

Pontos - localização, funções energéticas e indicações

  • P-1 (Zhongfu) Palácio central
  • P-2 (Yunmen) Porta das nuvens
  • P-3 (Tianfu) Palácio do Céu
  • P-4 (Xiabai) Branco Forçado
  • P-5 (Chize) Lago do Cotovelo
  • P-6 (Kongzui) Passagem suprema
  • P-7 (Lieque) Brecha divergente
  • P-8 (Jungqu) Passagem do Qi do Canal
  • P-9 (Taiyuan) Lago profundo
  • P-10 (Yuji) Eminência tenar
  • P-11 (Shaoshang) Metal jovem
Clicando aqui você pode deixar-nos um comentário ou sugestão referente a este tópico.
gloria - 16/12/2014
Acabei de conhecer o site ,amei,vale pena curtir os postagens.Sou acupunturista e terapeuta pelas essências vibracionais ,mas tirei bastante proveito da leitura por me relembrar belos ponto dessa maravilhosa arte ,que e a acupuntura.Parabéns aos colaboradores.
Cristiano - 17/12/2014
Obrigado Gloria, é sempre gratificante ter um retorno. Se em algum momento te interessar, pode sentir-se livre para participar. Um abraço.
Marcos Salgado - 26/12/2014
Parabéns pelo excelente trabalho!!! Muito util, com indicações precisas, principalmente as funções energéticas!! Pena que faltam os Extras. Um sincero abraço de agradecimento!!!
Cristiano - 13/1/2015
Olá Marcos, em breve inlcuiremos os pontos extras. Um abraço.