Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

FISIOLOGIA E PATOLOGIA DO FIGADO I - II E AS ENERGIAS NA MTC

OS ZANG-FU – FÍGADO – FISIOLOGIA E PATOLOGIA (PARTE 1)

>

Retomando nossos estudos sobre Fisiopatologia Chinesa, hoje vamos falar sobre o Fígado.
Para Medicina Tradicional Chinesa, a principal função do Fígado é “Manter o Fluxo Harmônico de Qi e Xue”.
O Fígado recebe Yuan Qi (Qi Original) do Rim, e Armazena o Sangue (que é produzido pelo Baço) até surgir a necessidade de usá-lo em algum órgão. Assim, este órgão trabalha sobre demanda. Sempre que o corpo apresenta uma maior necessidade de Qi e de Sangue, é o Fígado que supre essa necessidade. Além disso, o fluxo natural da energia e do sangue também depende de um bom funcionamento do fígado.
O Fígado também controla e é afetado por estados de humor importantes, como a “reatividade” à certas situações, a raiva, o estresse, a frustração, a mágoa, entre outras. Quando uma pessoa aprestena irritabilidade e reatividade acentuadas, costumamos dizer que o Fígado está com a sua energia Yang afetada.
Este órgão se manifesta nas unhas, sendo que uma pessoa que possui unhas quebradiças ou onduladas possui uma certa fraqueza de Fígado. A visão também é de controle do Fígado. Quando estamos com a visão turva ou borrada, significa que o Fígado não está cumprindo sua função de nutrir os olhos, e quando os olhos apresentam prurido, ou vasos estourados, dizemos que o Fígado está mandando muito sangue para os olhos, com o seu Yang elevado.
Podemos até mesmo associar suas funções, com a conhecida frase que diz: “Ciclano ficou com os olhos vermelhos de raiva” –> Tanto a raiva quanto os olhos vermelhos são sinais de uma hiperfunção do Yang do Fígado.

A elasticidade dos tendões também depende de um Fígado trabalhando em harmonia. Quando o Fígado diminui seu funcionamento, ele deixa de nutrir os tendões, que se tornam rígidos e a tensão muscular aparece, e o indivíduo passa, também, a ter dores musculares.
Mas o que pode causar doenças no Fígado?

1) Fatores Patogênicos Externos: O Vento e a Umidade são os principais fatores que afetam o Fígado. O vento afeta primeiro as defesas do Pumão e posteriormente invade o Fígado, que pode por si só gerar vento interno. Já a umidade penetra diretamente no fígado e impede sua função de manter o fluxo harmônico de Qi e Xue.

2) Estresse Emocional: a raiva, a frustração, a irritabilidade causam estagnação da energia do Fígado, que se permanecer por longo tempo irá causar depressão. A angústia e a tristeza afetam principalmente o Pulmão, porém, se permanecerem por longo tempo sem tratamento, irão causar irritabilidade e confusão mental respectivamente.
3) Dieta: Consumo excessivo de:
a) alimentos de energia quente: carne vermelha, temperos e álcool – pode conduzir ao Fogo do Fígado.

b) alimentos gordurosos: derivados de leite, frituras -pode conduzir à Umidade no Fìgado.
c) Deficiência no consumo de alimentos formadores de sangue: grãos e carne – levarão à Deficiência de Sangue no Fígado.
4) Perda de Sangue: Perdas graves de sangue podem levar o Sangue do Fígado à Deficiência, como por exemplo em partos.
É necessário saber que todas essas causas de doenças citadas acima podem afetar as funções do fígado descritas no início deste post. Exemplo: Uma pessoa que consome excessivamente álcool e carne vermelha, pode ter fogo no Fígado, se tornando uma pessoa irritada, com olhos vermelhos, que coçam e visão turva. Pode ter também rigidez nos tendões que ressecam com o fogo e tensão muscular.
O Fígado é o órgão que mais possui Padrões para a Medicina Tradicional Chinesa, sendo assim, quase todas as doenças que estudamos, se não se originam no Fígado, lesam o mesmo, como consequência.
Sabendo disso, vamos então conhecer no próximo post os padrões de Excesso e Deficiência do Fígado. Por hora, vamos estudar, compreender melhor as funções e as causas de doenças deste órgão.
.....................................................................................

OS ZANG FU – FÍGADO – FISIOLOGIA E PATOLOGIA (PARTE 2)

>

No último post vimos quais as principais funções do Fígado e suas principais causas de doença para a Medicina Traidicional Chinesa. Então, dando continuidade aos estudos, hoje vamos ver os Padrões de doença relacionados à este órgão.
Padrões de Excesso do Fígado
1) Estagnação do Qi do Fígado: sintomas de distensão em tórax e abdome, depressão, mau humor, períodos menstruais irregulares, TPM com distensão das mamas.
- Sempre que temos uma estagnação de Qi, seja ela de qualquer órgão, o paciente terá a sensação de distensão de algum local do corpo. No caso do fígado, sua região de influência é o tórax e o abdome, e nos livros de MTC, sempre que a palavra Hipocôndrio aparecer, significa que o Fígado está, de alguma forma, afetado.
Essa sensação de distensão, quando há estagnação de Qi, é única e somente uma sensação. Uma vez que o Qi não é algo “palpável”, a distensão não pode ser real.
-É importante lembrar que o Fígado possui a função de manter o Fluxo Suave de Qi, e quando seu Qi está estagnado, todos os órgão do corpo podem sofrer sintomas, uma vez que não receberão energia. Por exemplo, a depressão se dá porque Fígado estagnado não nutre seu filho, o Coração, que em boas condições nos daria o sentimento de alegria.
2) Qi do Fígado Estagnado Transformando-se em Calor: sintomas de distensão em tórax e abdome, irritabilidade, sensação de calor, rubor facial, sede, menstruação irregular e/ou abundante.
- Este quadro é a piora do quadro anterior. Depois de um tempo de estagnação de Qi, existe uma elevação da energia Yang na tentativa de “empurrar” a estagnação. Tal movimento gera calor. Os sintomas então, são os mesmos do padrão anterior, acrescidos de sintomas de calor, como irritabilidade, rubor facial.
3) Rebelião Qi do Fígado: sintomas de distensão em tórax e abdome, soluço, suspiros, náusea, vômito, eructação, sensação de “rebuliço no estômago”, irritabilidade, distensão das
mamas nas mulheres, diarréia.
- Rebelião de Qi nada mais é do que a energia que segue a direção inversa a qual deveria seguir. No caso do fígado, a energia se dissipa para todos os lados, porém, quando é excessivamente forte, invade os órgãos Estômago e Baço-Pâncreas, gerando sintomas específicos destes, como náuse, vômito, diarréia.
4) Estase do Sangue do Fígado: sintomas de dor no hipocôndrio e abdominal, vômito de
sangue, epistaxe, menstruação dolorosa e irregular com sangue escuro e coagulado, infertilidade, massas abdominais, unhas e lábios arroxeados, face púrpura ou escura, pele seca.
- Uma das funções do QI, para a MTC é a de “empurrar” o sangue. Este padrão não possui causas diretas para acontecer, mas uma estagnação do Qi pode levar à um sangue estagnado.
5) Agitação do Fogo do Fígado: sintomas de dor de cabeça, irritabilidade, rubor facial,
hiperemia da conjuntiva, propensão a acessos de raiva, tinidos, surdez, gosto amargo, constipação, epistaxe, hemoptise.
- Este padrão acontece principalmente quando o paciente possui problemas emocionais sérios mantidos por longo período e também quando há o consumo excessivo de alimentos quentes e secos, que são capazes de gerar o “fogo interno”.
6) Umidade-Calor no Fígado: sintomas de plenitude no hipocôndrio e do abdome,
sensação de peso, náusea, gosto amargo e pegajoso, pouco apetite, secreção e prurido vaginal, urina escura.
- Sempre que existe um padrão de Umidade, temos que pensar em má alimentação. Uma dieta rica em leite e laticínios bem como comidas gordurosas faz com que o paciente tenha predisposição à umidade interna. A umidade pode ser também por invasão de fator patogênico externo, como quem mora em lugares muito úmidos.
- A umidade sempre vai gerar sensação de peso, pois é viscosa e de certa forma “ocupa lugar no corpo”, o que também gera falta de apetite.
7) Estagnação de Frio no Canal do Fígado: sintomas de dor hipogástrica irradiada para o escroto, mãos e pés frios, dor que melhora com aplicação de calor, nas mulheres pode haver contração da vagina.
- Este padrão ocorre principalmente por invasão de frio externo, e pode gerar nas mulheres um estado de infertilidade que pode ser curado.
Padrões de Deficiência do Fígado
1) Deficiência do Sangue do Fígado: sintomas de visão turva, entorpecimento dos membros, insônia, menstruações escassas, compleição pálido embotada, câimbras, unhas murchas e quebradiças, sensação de falta de propósito.
- Quando existe uma deficiência de sangue do Fígado, todo organismo sofre. Isso se dá devido ao fato de que o Fígado possui a função de armazenar o sangue, e enviá-lo às partes do corpo quando há necessidade. Se o Fígado não possui sangue, ele falha na função de “enviar o Xue” sob demanda. Por isso há menstruação escassa e insônia (sem sangue a mente não tem onde se ancorar).
2) Deficiência do Yin do Fígado: sintomas de visão turva, olhos secos, rubor malar,
ansiedade, sensação de calor durante a noite, sudorese noturna, calor das cinco palmas, sede com vontade de beber em pequenos goles, hemorragia menstrual excessiva.

- A energia Yin representa o sangue e os fluídos corpóreos, a lubrificação do organismo. Quando falta a energia Yin, os sintomas são os mesmos da deficiência de sangue, porém acrescidos de sintomas de secura e de calor (visto que a secura gera calor).
O Fígado é o orgão da Circulação harmônica de Qi e de Xue. Quando seu funcionamento é diminuído, interrompido, ou atrapalhado de qualquer maneira, todos os órgãos e vísceras do corpo são, de alguma forma, afetados. Por isso, nunca é demais proteger o funcionamento do Fígado com acupuntura, dietas regulares, exercícios físicos, entre outros.
Cuidar do Fígado é cuidar da harmonia do corpo, e da mente, pois ambos não se desvinculam nunca!
.........................................................................................................

AS ENERGIAS NA MTC – WEI QI

>

Hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre ENERGIA.
Uma das maiores diferenças entre a Medicina Ocidental e a Medicina Tradicional Chinesa é o fato de que para MTC, não falamos somente em sangue, linfa e plasma, mas também falamos em ENERGIA ou QI, que também é, considerada pelo Chinês uma substância vital.

Para quem estuda acupuntura, existem 2 tipos básicos de doenças:
1) A doença de EXCESSO –> onde invariavelmente temos a presença de um fator patogênico (basicamente Vento, Frio, Umidade, Secura ou Calor) ou uma estagnação, que pode ser de Sangue ou de ENERGIA.

2) A doença de DEFICIÊNCIA –> onde invariavelmente existe a falta de alguma substância vital, que pode ser Sangue, ou ENERGIA (QI, YIN ou YANG).
Sendo assim, a ENERGIA está presente nos dois tipos de doença, quando existe algum desequilíbrio no organismo, porém, precisamos entender que para acupuntura, existem vários tipos de energia, e hoje, vamos falar de uma delas, a WEI QI.
A WEI QI, conhecida também como ENERGIA DE DEFESA, é para nós ocidentais, o mesmo que o Sistema Imune. É responsabilidade da WEI QI proteger o corpo contra invasão de fatores patogênicos e aquecer nossa pele.
Sem a WEI QI nosso corpo fica desprotegido e podemos ficar doentes. Inicialmente a doença pode ser meramente aguda, porém, se não reestabelecemos a circulação da WEI QI, a doença pode aprofundar e causar doenças crônicas mais sérias e mais difíceis de resolver.

Mas como se dá a formação de Wei Qi??
A Wei Qi é formada em DUAS ETAPAS que dependem de órgãos específicos:
1) Coração e Pulmão –> Quando respiramos, durante o processo de inspiração, o ar é captado, e para Medicina Chinesa, Coração e Pulmão juntos, são responsáveis por tornar este ar “utilizável” para o organismo, ou seja, oxigenado e aquecido. Ao ar que pode ser utilizado pelo organismo, damos o nome de Zhong Qi, também conhecido como Qi Torácico (= Energia do Tórax).
2) Baço Pâncreas e Estômago –> Estes dois órgãos são de extrema importância para que a produção de WEI QI seja um sucesso. Para Medicina Chinesa, o Estômago possui a função de amadurecer e decompor os alimentos que ingerimos, enquanto que o Baço-Pâncreas precisa transformar o alimento decomposto em energia e transportar a mesma para o Pulmão. A energia que vem do alimento decomposto se chama GU QI (ou QI dos alimentos).
Quando o GU QI sobe até o Pulmão, acontecerá um encontro entre ela e o ZHONG QI, e neste momento ocorre a seguinte equação:
GU QI + ZHONG QI = ZHENG QI
O ZHENG QI é, então, o produto da mistura entre o Qi dos Alimentos e o Qi Torácico, e para ser utilizado ele necessita ser dividido em mais 2 tipos de energia:
1) O YING QI –> conhecido também como QI NUTRITIVO
2)E finalmente a WEI QI –> Nossa Energia de Defesa.
Após ser produzida pelo Pulmão, a WEI QI ascenderá até a pele, mais especificamente entre o espaço entre Pele e Músculos (conhecido como Espaço Cou Li). Para chegar até este espaço, a WEI QI que ainda não é considerada uma Energia Pura, passa pelo Rim para ser filtrada, e alcança o meridiano da Bexiga através do Vaso Maravilhoso Yang Qiao Mai.
Chegada à pele, ela irá circular 25 vezes durante o dia nas Vísceras Yang, obedecendo a seguinte sequência: Bexiga –> Intestino Delgado –> Triplo Aquecedor –> Vesícula Biliar –> Estômago –> Intestino Grosso.
Depois volta até o Rim, é novamente filtrada e circula 25 vezes durante a noite, nos órgãos Yin, através da lei do Ciclo de Controle, ou seja: Rim –> Coração –> Pulmão –> Fígado –> Baço-Pâncreas –> Rim e assim suscessivamente.
Outro ponto importante que todo Acupunturista deve saber é que, dadas as devidas explicações, a WEI QI depende do bom funcionamento não só do Pulmão, mas também do Coração, do Baço e do Estômago, que fazem parte do seu processo de formação.
Nem sempre que um paciente apresenta um problema Imunológico, significa que a causa da doença é o funcionamento debilitado do Pulmão, pois se a alimentação do mesmo for desequilibrada, ou existir uma doença latente de Coração, Baço ou Estômago, o Pulmão não terá condições de transformar a energia.
Por isso, é responsabilidade do terapeuta, ao cuidar de um problema imunológico, não somente fortalecer e aumentar a produção de Wei Qi através do Pulmão, mas também fortalecer Baço, Estômago e/ou Coração e recomendar uma boa alimentação se no caso atendido for especificamente necessário.
E por último, fica a lição de que sempre que a WEI QI e debilitada, o paciente irá ficar mais suscetível à doenças, portanto, trabalhá-la no sentido de mantê-la forte e ser produzida é sempre um ganho para o paciente. PORÉM há que se tomar um cuidado: Quando o paciente possui uma doença com fator patogênico interiorizado, não deve jamais fortalecer a WEI QI sem antes expelí-lo.
Fortalecer a WEI QI estando o fator interiorizado é como colocar uma certa elétrica em volta da casa com o ladrão ainda lá dentro. Ou seja, vamos aprisionar o que causa mal a nossa saúde.
É preciso ter atenção terapeutas. Na dúvida, expelir o fato patogênico é sempre a primeira opção antes de se fortalecer nossa energia de defesa!Boa sorte e Sucesso nos Tratamentos!