Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

sábado, 2 de julho de 2011

DE BRASIL SORRIDENTE, DIRIA QUE TRATA-SE DE BRASIL DEPRIMENTE. CEO - ITABIRA.

CEO – Centro de Especialidade Odontológica, na Administração do Sr. João Isael. A  lei 4056 de 16/04/2007 dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Itabira, em seu Art. 193 Caput com inciso XI, diz: - Representar contra a ilegalidade, omissão ou abuso de poder;
No mesmo art. 193, em seu $2, diz: - Será considerado como co-autor o superior hierárquico que, recebendo denúncia ou representação verbal ou escrita a respeito de irregularidades no serviço ou de falta cometida por servidor seu subordinado, deixar de tomar as providências necessárias à sua apuração.
Nesta semana a TV Alterosa esteve no SEM TETO e em especial no CEO Itabira. E no CEO Itabira, veio para apurar algumas reclamações do povo e em especial de um paciente quanto a uma suposta demora no atendimento. No local, a equipe deparou com a reclamação de um ITABIRANO, referente a demora do dentista de plantão, que teria demorado a chegar no local.
Diante desse fato, deparou-se com a CAUSA E EFEITO do problema. Como punir o dentista que deixa o local de PLANTÃO, para ficar na condição de PRONTIDÃO em casa ou outro lugar? E demorando 10, 20, 30, 40 minutos para chegar no local após ser acionado.  Vem a pergunta: Por que isso, está ocorrendo no CEO? Resposta: Porque no local, não tem alojamento. Com isso, alguns dentistas e as funcionárias, em especial à noite, dormem nas cadeiras odontológicas, sabendo, que existe espaço para montar um pequeno alojamento.
Com um alojamento no local, o paciente, necessitado, não ficaria a padecer com dores por as vezes 20 a 40 minutos, na espera da chegada do profissional.
A funcionária do CEO, Sra. KARINA COUTO DE MOURA não deixou a equipe da TV Alterosa entrar no local, pois fugia a sua competência, levando o caso ao seu superior imediato o Sr. Ronaldo josé Guimarães.  'In loco' - local, o gerente SR. RONALDO JOSÉ GUIMARÃES, teve a sabedoria, a educação, a honraria e gentileza comum a sua pessoa, de permitir que a dita equipe entrasse no CEO. Não havia motivos para que a equipe ficasse no portão, até mesmo, porque chamaria muito a atenção das pessoas que passavam pelo local. No entanto, este bom e habilidoso gerente teria sido, em TESE, muito HUMILHADO pelo seu superior na Secretaria de Saúde, pelo fato de ter permitido a entrada da equipe no local. Ora, vai entender as mentes humanas! 
Apesar da Sabedoria de Ronaldo, este teria sido humilhado, em TESE, pelo seu superior. Superior hieráruico, que em TESE, não teria a mesma capacidade e urbanidade para tratar a equipe da Alterosa, caso estivesse no local. Ronaldo, deixou uma boa e respeitável impressão àqueles profissionais da imprensa da TV Alterosa que levaram uma boa imagem do local e da cidade. Verdade seja dita!   Demonstrando inclusive, que  sua administração não tem nada que esconder, dando mostras de ser um homem público que devemos ter como exemplo. Parabéns, Ronaldo! Com certeza, o seu superior e Secretário de Saúde tem por obrigação humana, profissional e pelos bons resultados de sua administração, lhe respeitar por demais.
Conversando com diversos funcionários do CEO, ficou esclarecido que durante o dia, os funcionários exercem a função de vigia como desvio de função e durante os serviços noturnos, não têm adicional noturno.
Os funcionários e em especial a funcionária KARINA COUTO DE MOURA, elogiaram o gerente RONALDO JOSÉ GUIMARÃES, dizendo que desde que ele assumiu a administração local, o ato de antigos funcionários de passar as fichas de amigos, namorados e parentes na frente, acabou. Tornando assim, uma administração mais justa para o cidadão de nossa Itabira. Bem como, trata-se de um profissional, gerente, que como superior, não fica cometendo ASSÉDIO MORAL com funcionários e nem mesmo com ameaças de “VOCÊ ESTÁ EM ESTÁGIO PROBATÓRIO.” Será quem na secretaria de Saúde, estaria em Tese, cometendo essa aberração, de jogar na cara de funcionário que ele está em estágio probatório?
Outras irregularidades, conforme a Funcionária  KARINA COUTO DE MOURA, disse que, talvez esteja além das forças do gerente RONALDO JOSÉ GUIMARÃES e do Secretário de Saúde ALCIDES ESCOLÁSTICO, para resolver o problema, a exemplo do não pagamento ou atraso de compromissos com os laboratórios de próteses, que deixam de enviar os moldes e próteses, prejudicando o paciente itabirano. Com isso, o paciente, acaba por ficar em casa por falta de dente na boca. Dente muita das vezes, anteriores (da frente) comprometendo a estética. Sem estética, principalmente nas mulheres, com meses e meses de espera, acabam por ficar deprimidas tendo em vista as circunstâncias. Ou seja, causa o sofrimento psíquico, atrapalha a vida social da pessoa e etc.
Conforme informações de um paciente e também de outros funcionários, no local, CEO, não tem filme para radiografia dos dentes. Com isso, VOCÊ, itabirano, é obrigado a gastar com particular. É uma vergonha, na TERRA DO BOM VIVER! Que bom viver, é este?
Justiça seja feita, à prefeitura local. O direito do cidadão pelo SUS para fazer tratamento de canal no CEO, hoje, leva 03 anos na fila de espera na cidade do Bom Viver. Infelizmente, o governo federal banca uma pequena parte das despesas do CEO, enquanto que o restante, fica nas costas de nosso município. Mas, o que me entristece, é que em Itabira, de quatro em quatro anos de administração, temos uma verba em torno de Hum Bilhão e Seis Milhões  de Reais. E faltar filme para Raio-X e o paciente pobre e necessitado ter que tirar de seu bolso, com os equipamentos dentro do CEO...    No caso de canal a ser realizado, são três dentistas especializados e por conta. Sabendo, que um estaria de licença, sem vencimento, e sabendo ainda, que os demais dentista tem direito a férias e folga. Ora! Mesmo com os três dentista de canal, o CEO não tem como atender a demanda local e por isso, a fila é mais que justificável.  É uma dó que a verba do município não dê condições, de manter uns 05 dentistas. Reconheço, a dificuldade! Fica a pergunta ao bom secretário: - Será que não daria para fazer um mutirão, contratando outros profissionais temporariamente?
Conforme a equipe da TV Alterosa, João Isael, em Tese, teria dito que não sabia que dentistas estariam dormindo em casa. No entanto, mesmo que soubesse nada tem haver, pois o paciente foi atendido em 20 minutos passados. Tolerável, apesar de que, quem estaria sentido dor não era o dentista. Mas, dormir nas cadeiras odontológicas, diante de um espaço existente e que não fica caro, em construir um pequeno alojamento, seria uma forma de valorizar e respeitar o profissional no âmbito humano. E acabar com esse problema, que favoreceria o cidadão que paga o salário do prefeito, secretário e demais funcionários. Se o secretário de saúde atual tiver a mesma capacidade de sabedoria, urbanidade (educação), não teremos que nos preocupar, a não ser, cobrar mais verbas do atual prefeito para ao menos, colocar filme de Raio-X no CEO.
Finalizando, faço a observação da importância do sindicato dos servidores municipal, em que o presidente JOSÉ DA PENHA, apesar da hora avança, foi informado do problema junto ao CEO em desfavor aos funcionários, tendo ido ao local e acompanhado toda a querela de perto, bem como, deparando com a realidade acima mencionada.   Parabéns!
Saudações à todos... PAZ!
Cléverson Lobo Boim