A
SEXUALIDADE DOS 2 AOS 10 ANOS
A
evolução da sexualidade
-Somos sexuados ao longo do ciclo
vital
-A sexualidade muda com a idade...
-...assim, vivemos a sexualidade de
formas muito diferentes
-A melhor forma de falar de
sexualidade é fazendo referência à idade
Períodos
da sexualidade
-Definidos por:
1.Elementos
em comum determinados por alterações fisiológicas e psicossociais que interagem
entre si
-Do ponto de vista Biofisiológico:
- Definimos 3 períodos ao longo
do ciclo vital
1.O
período pré-natal
2.A
puberdade
3.O
climatério
A
evolução da sexualidade
-O
período pré-natal:
1.Grandes
processos de sexualização corporal: as gonodas, os órgãos genitais e o cérebro
diferenciam-se em masculino e feminino
-A
puberdade:
1.O
corpo diferencia-se, os órgãos sexuais amadurecem, torna-se possível a
reprodução
-O
Climatério:
1.Perda
progressiva do vigor físico e o aparecimento da menopausa na mulher
Evolução
da sexualidade
-Do ponto de vista Psicossocial:
Distingue-se claramente
-Período pré-pubertário
-
dos 0 aos 10-15 ano
1.A adolescência
- dos 12-13 aos 20 anos
1.A vida adulta
dos 20 aos 40 e 40 aos 50 anos
1.A
velhice
dos
depois dos 50 anos
Dois
erros da nossa cultura sobre sexualidade infantil
-Através da perspectiva do adulto
avaliava-se a sexualidade infantil:
1.Como
algumas das características
sexuais do adulto não estão presentes na
criança (capacidade de reprodução, caracteres sexuais secundários...) logo... NEGAVA-SE A
EXISTÊNCIA DE SEXUALIDE INFANTIL
E...considerava-se perversões todas
as manifestações sexuais infantis
Dois
erros da nossa cultura...
2.
Segundo erro consequência do
primeiro
-Planificava-se a educação da
criança em função da sua vida adulta:
--Como só eram consideradas
legítimas as manifestações sexuais em função da reprodução, isto é dentro do
casamento...
-O QUE SE FAZIA ERA PRESERVAR A
CRIANÇA DE QUALQUER POSSÍVEL INTERESSE SEXUAL
A
SEXUALIDADE DOS 2 AOS 6 ANOS
-Nesta fase a sexualidade é vivida e
desenvolve-se:
1.Na
relação com as sensações corporais
2.E
em interacção com as figuras de apego
-Pelo que a evolução sexual depende
da forma como a criança vivência e resolve:
1.As
imposições sociais cada vez mais exigentes a que é submetida
2.Os
inevitáveis problemas de ciúmes
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Respostas encontradas para a sua
curiosidade sexual
-Descoberta das diferenças
anatómicas – identidade sexual
-Papeis masculino e feminino –
papeis de género
-A origem dos bebés
-Os modelos de identificação ou
imitação de que dispõe
-A reacção dos adultos perante os
seus comportamentos.
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-As
imposições sociais cada vez mais exigentes...
1.Necessidade
de inserir a criança no grupo social
2.Prepara-a
para uma separação crescente em relação à mãe ou figura de apego
- “Perigos”
para a evolução sexual
1.A
manutenção da fixação na mãe
2.A
submissão da criança a padrões de comportamento inibidores da sua actividade
motora (e da vida sexual)
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Controle dos esfíncteres
1.Geralmente
demasiado cedo, não partindo dos ritmos fisiológicos da criança, castigando os
descuidos
2.Antes
dos 4 anos é normal...
-“Perigo” para evolução sexual
1.Devido
à sensação de prazer associada cristalizem fixações nestas zonas; caracter
obsessivo por limpeza e pela ordem
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Problemas
relativos aos ciúmes:
1.Não
aceita e não compreende possível partilha das
figuras de apego
-“Perigo” para evolução sexual
1.Não
consegue elaborar os seus ciúmes e não supera o medo de “perder” o seu parceiro
sexual como “perdeu” a mãe
2.Aparecimento
do Complexo de Caim e Complexo de Édipo
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Descobre
as diferenças anatómicas entre rapazes e raparigas e existência de papeis
sexuais
1.Preocupa-se
se não encontrar respostas
2.Responder
às perguntas com verdade para não haver o “perigo” da educação sexual se
centrar na reprodução
3.QUE
PERGUNTAS?
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-A 1ª PERGUNTA.
1.Interesse anatómico: ter”pipi” ou
“pilinha” porquê? Desejo de ter...
...sentimento
de mutilação...
-A 2ª
1.A origem dos bebés?
-A 3ª
1.Por onde saem os bebés?
-A 4ª
1.Como se fazem os bebés?
NECESSÁRIO
FALAR DO PRAZER E NÃO SÓ DA REPRODUÇÃO
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-As
crianças mesmo depois de terem informação correcta podem manter as suas
próprias teorias (fantasias e ouviram dizer)
-Exemplos:
1.Mesmo as mulheres têm ou terão pénis
quando crescerem
2.A criança nasce da mãe como “um
excremento” pelo ânus, pela boca, pelo umbigo,...
3.O pai não participa na fecundação
4.As relações sexuais podem ser
interpretadas como violentas = a
malícia e na forma de relação associada à sexualidade
A
evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Os modelos de identificação ou
imitação de que dispõem
NÃO ESQUECER
Por
a criança não ter moral própria...
A importância dos modelos de homem e mulher que a criança assimile
condicionará a sua forma de viver a sexualidade
1.Um modelo repressivo
irá inibi-la e culpabilizá-la
2.Um modelo tolerante irá
ajuda-la a desenvolver todas as suas capacidades( prazer, alegria e
naturalidade na sexualidade)
A evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-A aquisição da identidade e do
papel sexuais
1.É
importante que no sistema educativo nesta área se ensine às crianças a
distinguir o que é
-“porque
a sociedade assim o quer”(relativo e mutável)
-“
e o que é assim porque faz parte da nossa natureza”
( a identidade: somos sexuados”
-AJUDAR
A CRITICAR os elementos de exploração e desigualdade que ainda estão presentes
nos papéis sexuais
A evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Identidade e papel sexuais são
conceitos diferentes mas que a criança desta idade não distingue,
autoclassificam-se pelas características
do papel (cabelo,roupa,adornos...)
Não pela anatomia
-Identidade: auto- classificação
como rapaz ou rapariga
-Papel ou género: papel atribuído na
nossa sociedade ...
A evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Até aos 2 anos todas as crianças
reconhecem os papeis sexuais e auto classificam-se
-A partir dos 3 anos já utilizam a
sua identidade para recusarem ou aceitarem alguma actividade
- Começa e irá continuar a
comportar-se como o que é socialmente esperado.
-Tema de educação sexual
A evolução da sexualidade dos 2 aos 6 anos
-Até aos 4 anos aceitam facilmente
que a Identidade pode mudar se assim quiserem
-A partir dos 5 – 6 anos até aos 8-9
anos vão tomando consciência da
Permanência
da identidade e consolidando este processo
-Factores
que influenciam:
1.O nível de desenvolvimento
2.O
sexo ( os rapazes raramente querem ser raparigas...)
3.Tipo
de família
4.Os
meios de comunicação social
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Situação
bem diferente da anterior...
-Motor:
as crianças já adquiriram todas as capacidades fundamentais
-Intelectual:
manejam a realidade concreta, classificando coisas e estabelecendo relações
entre elas
-Linguagem:
desenvolvida nas suas estruturas fundamentais e o vocabulário é rico
-Social:
capacidade de independência em relação aos pais, interioriza normas sociais e
morais, controle dos seus comportamentos,1º amizades relativamente estáveis.
-As
alterações biológicas,intelectuais, linguísticas e sociais serão progressivas e
sem grandes conflitos
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Grande
pressão educativa no campo sexual,pode ser positiva ou negativa...
COMO
???
-A
sociedade através dos agentes socializantes:
-pais, professores,colegas, meios de
comunicação,literatura infantil, conteúdos e práticas escolares –
1.EXERCE
UM CONTROLO SEXUADO DO COMPORTAMENTO ( premiando ou castigando certas
manifestações sexuais)
2.OFERECE
UMA ESCOLARIZAÇÃO COM CONTEÚDOS SEXUAIS (ex:discriminando as raparigas..)
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
3. MODELA
O SEU COMPORTAMENTO SEXUAL (através dos exemplos dados pelos professores,
personagens infantis e protagonistas dos meios de comunicação)
AQUISIÇÕES A NÍVEL DA SEXUALIDADE
-Identidade e papel sexual
-Aquisição da permanência da
identidade sexual e do gênero
-Distinção da identidade sexual e
de gênero
-Interiorizarão da moral sexual
...
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Identidade Sexual
Tem lugar um triplo processo:
1.Melhor conhecimento e, por sua vez,
menor consistência dos estereótipos de género, devido ao aumento das suas
experiências.
2.Têm numerosas ocasiões de aprender
a tipificar com precisão o que se considera próprio do homem e da mulher na
nossa sociedade
3.Admitem com mais facilidade que
determinadas actividades tipificadas poderão ser realizadas por um pessoas que
têm uma actividade sexual diferente daquela a que são atribuídas essas
actividades
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Aquisição da permanência da
identidade sexual e do género
Só se dá quando as crianças têm
consciência de que:
1.Não
se pode mudar de identidade por vontade própria.
2.A
identidade é estável ao longo do tempo
3.A
identidade é consistente,apesar das mudanças na aparência ou na actividade
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
1.A
identidade é definida mais do que nunca pela permanência dos órgãos genitais, o
que ainda não é totalmente consciente nesta idade. Ainda há confusão entre identidade e
características próprias do papel de
género.
2.80%
das crianças entre os 5 e 6 anos ainda vacilam nas suas convicções, só entre os
6 a 8 anos se mantém firmes na convicção de que serão rapazes ou raparigas para
toda a vida.
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-DISTINÇÃO DE IDENTIDADE SEXUAL E DE GÉNERO
1.As
crianças por volta dos 8 ou 9 anos dão prioridade à diferenças anatómicas e já
relativizam as diferenças de género, se entram em conflito com as anteriores.
2.Há
uma distinção funcional mas não conceptual de ambas as identidades
3.A
caminho da adolescência cada vez terá mais importância o que “pode ser” ou
“pode acontecer” e outra o que aceitam para si mesmos e para os seus amigos ou
para os que o rodeiam
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-INTERIORIZAÇÃO DA MORAL SEXUAL
1.As
crianças nascem “Amorais” e não têm capacidade para controlarem o seu
comportamento
2.No
período pré-escolar demonstram espontaneamente numerosos comportamentos sexuais
( exploram o corpo, acariciam-se fazem toda e qualquer pergunta...)
3.Não
têm malícia nem se sentem inibidas
4.Não
sabem ainda o que os adultos esperam delas...
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Dos 3 aos 5 anos começam a adaptar-se à moral
sexual dos adultos e a tentar controlar
o seu comportamento de acordo com as normas dos adultos
nNeste período de transição o justo
e o injusto, o bom e o mal são o que os adultos consideram como tal
nO juízo moral é exterior às crianças e tem origem na autoridade do
adulto
nSe não cumprirem as normas têm medo
dos
castigos dos adultos
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Dos 5 aos 7 anos acabam por interiorizar a moral
sexual dos adultos
-Estas normas assimiladas são vistas
como imutáveis e universais e são reflexo da moral sexual das
pessoas do seu meio familiar e social
-Se não cumprirem estas normas , não
só sentem medo do do
castigo, como se passam a sentir culpadas.
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Os
adultos transmitem a sua moral sexual às crianças através de prémios e
castigos, dos comentários e gestos que acompanham os seus comportamentos e dos
modelos ou exemplos que lhes oferecem
-Alguns exemplos de mensagens negativas sobre a sexualidade
1.Acariciar
– palmada,
deixa de fazer porcarias
2.Anedotas picantes – falar maliciosamente
3.Comentários sobre algumas cenas na
televisão, na rua...
A sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Aprendizagem por observação e ou
imitação
1.Muitas crianças passam mais tempo
em frente da televisão do que na escola ou com os pais
2.Esta aprendizagem tem um papel
muito importante na aquisição de novos comportamentos e na modificação dos que
já foram adquiridos
3.Quando os rapazes e as raparigas se
apaixonam, se beijam , dão a mão, se acariciam ou fazem amor pela1ª vez já o
viram centenas de vezes...sabem muito bem o que se espera dos namorados (real
ou irreal)
A
sexualidade dos 6 aos 10- 12 anos
-Tipos de modelos sexuais das
crianças
1.Modelos reais, os pais os outros
membros do sistema familiar.
2.Diferença entre o que se diz e se
defende e o que se faz...
3.Modelos simbólicos (visuais e
literários)
4.Perigo da frequente associação
neste meios entre sexualidade e violência, instrumentalizada por muitos órgãos
de comunicação social, com fins lucrativos ...
5.Modelos exemplares..contos
clássicos, hoje os “famosos”longe dos valores éticos e morais que pais e
professores tentam transmitir às crianças...