Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

terça-feira, 6 de maio de 2014

O SINDICATO SINDETIPOL, EM APOIO AO CICLO DE DEBATES E FOMENTAÇÃO AO ENFRENTAMENTO DO TRÁFICO DE PESSOAS


ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS
A realização da Copa do Mundo, ao mesmo tempo em que traz grandes oportunidades ao Brasil, como o incremento do turismo, oferece também alguns riscos. Autoridades já estão atentas para tentar inibir a ação de criminosos que buscam obter lucros com a exploração sexual, o trabalho escravo e a facilitação de adoções ilegais.
Saiba mais
Também preocupada com esse problema, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove na quinta-feira (8/5/14), no Plenário, o Ciclo de Debates Enfrentamento do Tráfico de Pessoas. O evento é fruto da parceria do Legislativo com 23 entidades do poder público e da sociedade civil. Por meio dele, pretende-se conhecer melhor as modalidades de tráfico, as formas de ocorrência e de prevenção do crime, discutir estratégias e ações para combatê-lo e articular uma rede de enfrentamento desse problema.
Na opinião do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), “a sordidez do tráfico de pessoas exige de todos uma atuação firme e comprometida”. Segundo o parlamentar, não se pode permitir que criminosos se aproveitem da boa-fé dos cidadãos, por meio de falsas promessas de emprego ou da esperança em uma vida abastada, para explorá-los.
Ele destaca que a ALMG prioriza constantemente em suas atividades a necessidade de preservação dos direitos dos cidadãos e do interesse social e, nesse sentido, também cabe ao Legislativo combater ações que atentem contra esses direitos. “O tráfico de pessoas, por privar um cidadão da liberdade, violar a sua dignidade, submetê-lo a tratamento desumano ou degradante e a situações de escravidão ou exploração sexual, enquadra-se como prática reprovável e merecedora de ações de enfrentamento por esta Casa”, conclui.
Copa do Mundo – Dados apresentados em audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia em 2013 mostraram que nas últimas Copas, da Alemanha e da África do Sul, foram traficadas 40 mil e 110 mil pessoas, respectivamente.
Já em 2006, a Comissão Especial das Pessoas Desaparecidas da ALMG também abordou o tema. Segundo o relatório final da comissão, o tráfico de pessoas é a terceira atividade comercial ilícita mais lucrativa do mundo, tendo movimentado naquele ano quase U$ 32 bilhões. Durante os trabalhos da comissão, constatou-se que, por trás de diversos casos tratados como desaparecimento ou fuga, havia ocorrências de tráfico de pessoas.
Tráfico de pessoas é um problema mundial
O tráfico de pessoas é um crime tipificado mundialmente pelo Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas. O documento foi confirmado no Brasil com a promulgação do Decreto 5.017/04.
Um dos parceiros da Assembleia de Minas na realização do evento é o Comitê Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas. Essa instância é derivada do movimento mundial encabeçado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC) de luta contra o tráfico humano, por meio da campanha Coração Azul.
Números - Estimativas do UNODC revelam que cerca de 2,4 milhões de pessoas no mundo seriam levadas ao trabalho forçado como resultado do tráfico de pessoas. O tráfico doméstico foi detectado em pelo menos 32 países. A ONU estima em US$ 32 bilhões o valor do mercado do tráfico de pessoas.
Também segundo o escritório da ONU, mulheres e meninas representam cerca de 80% das vítimas detectadas, sendo que a exploração sexual representa cerca de 80% dos casos. O tráfico de crianças, detectado em todas as regiões do mundo, é responsável por 15% a 20% das vítimas.
Especialistas no assunto acreditam que o tráfico de pessoas para trabalho forçado é seriamente sub-detectado ou que é, na maioria das vezes, tipificado como outra modalidade de crime. Outro dado revelador é que o tráfico humano intrarregional (dentro de uma mesma região) predomina na maioria dos países, enquanto o inter-regional é menos frequente.
 
09:00     -     Ciclo de Debates -  Abertura  -  Direitos Humanos 
09:30 Ciclo de DebatesPainel: Tráfico de pessoas e Copa do Mundo no Brasil: o que precisamos saber?
11:30     -   Ciclo de Debates -  Painel:  Debates
12:30    -      Intervalo;
14:00    -    Ciclo de Debates -  Painel: Tráfico de pessoas e algumas de suas modalidades: exploração sexual, trabalho escravo e adoção ilegal;
15:30    -    Ciclo de Debates - Painel: Rede de enfrentamento do tráfico de pessoas: articulação interinstitucional e mobilização da sociedade;
18:00 Ciclo de Debates   -   Encerramento.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Reunião Especial da Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, XVII, do Regimento Interno, convoca reunião especial da Assembleia para as 9 horas do dia 8 de maio de 2014, destinada à realização do ciclo de debates sobre o Tráfico de Pessoas.

Palácio da Inconfidência, 28 de abril de 2014 .

Dinis Pinheiro, presidente.


APOIO:
Primeira Igreja Batista do Bairro Eldorado - Contagem - MG.
Secretaria de Estado de Defesa Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Coordenaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres 
Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Subsecretaria de Direitos Humanos
Secretaria de Estado de Turismo e Esporte de Minas Gerais
Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Dia08 de maio de 2014.
Plenário Juscelino Kubistscheck - ALMG
Rua Rodrigues Caldas, n.30, b. Santo Agostinho
Belo Horizonte - Minas Gerais
 
A NOVA CENTRAL SINDICAL DE MINAS GERAIS, na pessoa de seu presidente "Miranda"
bem como, o Sindicato SINDETIPOL, sindicato representante dos Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais, na pessoa de seu presidente Cléverson Lobo Buim, estarão em apoio a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa Mineira Dr. Dinis Pinheiro, ao CICLO DE DEBATES para fomentar o enfrentamento do Tráfico de Pessoas.

http://www.almg.gov.br/atividade_parlamentar/plenario/interna.html?tipo=pauta&dDet=08|05|2014&hDet=09:00