Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ADITIVOS ALIMENTARES E SUAS TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS AO ORGANISMO HUMANO

      ADITIVOS ALIMENTARES
 Importante ler!




Você sabe o que são aditivos alimentares?


A nutricionista Karine N. C. Durães define Aditivos Alimentares como substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos.



Abaixo, ela responde sobre os problemas e as questões envolvidas no assunto dos aditivos.



Qual o problema?



A questão é que essas substância NÃO-nutritivas são adicionadas nos alimentos sem limite de dosagem mas já existem pesquisas que comprovam o estrago que causam à saúde, entre eles Alergias alimentares, Hiperatividade e Câncer principalmente em crianças, idosos e gestantes que possuem mais vulnerabilidade de saúde.



Mas por que o problema é pior em Crianças?
As crianças não estão com o organismo preparado para receber essas substâncias, pois o sistema digestório e urinário não estão totalmente formados. Mesmo assim existem vários alimentos que contêm aditivos consumidos por crianças como iogurtes, gelatinas, refrigerantes, biscoitos, balas, entre outros.



A Hiperatividade:
Estudos já comprovaram que corantes e conservantes atuam no aparecimento do Déficit de Atenção com Hiperatividade (DAH). A DAH é marcada pela falta de atenção, impulsividade e atividade motora exagerada.



O Câncer:
Conforme estudos científicos, os aditivos são responsáveis por câncer da tireóide e aparelho digestivo. Além do aumento do peso do fígado; hiperplasia da mucosa gástrica, e de reações inflamatórias (mais graves no sistema digestivo).



As Alergias Alimentares:
Os aditivos alimentares são capazes de provocar reações alérgicas, que culminam em quadros de asma brônquica, rinite e urticária. Os aditivos que mais possibilitam essa reação são: Tartazina, Amarante, Ponceau 4R, Eritrosina, Verde ácido brilhante, Galatos, Glutamato monossódico, Ácido benzóico, benzoato de sódio e outros derivados de ácido sulfídrico e sulfitos.

Solução do Problema?



O ideal é que alimentos com aditivos façam parte da dieta das crianças o mais tarde possível, de forma que o organismo delas não sofra riscos desnecessários à saúde.



O que Você Pode Fazer?



Quanto mais industrializado o produto, mais aditivos químicos ele terá. Por isso, o ideal é que você prepare os produtos frescos em casa. 
Como isso nem sempre é possível, veja dicas para diminuir o consumo de aditivos:



Leia o rótulo e escolha os produtos com menos aditivos. Esta informação está na lista de ingredientes, que é apresentada em ordem decrescente de concentração no produto.
Prefira alimentos simples, menos industrializados e procure prepará-los em vez de utilizar produtos produzidos industrialmente.Consuma embutidos com moderação e esporadicamente.
Não coma alimentos fortemente aromatizados e reaprenda a apreciar o sabor dos alimentos simples.
Evite produtos com cores muito vivas, que revelam a presença de corantes.
Não abuse dos edulcorantes (adoçantes).
Leve a lista de aditivos às compras para saber quais os principais aditivos que devem ser evitados e quais podem causar reações alérgicas.



Fonte: Revista Pro Teste.
Fonte da imagem: http://avelare.files.wordpress.com/2009/08/aditivos-doce.jpg       -       http://elizabethparapsicologa.blogspot.com.br/      Elizabeth da Silva Mendes

Por Cléverson Lobo Buim