Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

HOMEOPATIA E A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PNPIC

 PNPIC.

A busca por uma vida mais saudável e por práticas que proporcionem qualidade de vida vem aumentando muito nos últimos tempos. Atualmente a uma preocupação com o conceito de "qualidade de vida" referente a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas patológicos, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida.
Na busca por atingir esses parâmetros, grande parte da população (no Brasil estima-se 4 milhões de usuários) recorrem as chamadas Terapias Alternativas. As Terapias Alternativas ou Naturais como também são conhecidas, são práticas de saúde que visam complementar a prática médica tradicional, abordando o ser humano de uma forma holística, levando em conta os aspectos energéticos, emocional, mental e espiritual de cada pessoa. São chamadas naturais, por que têm uma ação natural, ou seja, estimulam nosso corpo a reagir naturalmente, tendo energia e elementos para produzir as substâncias que estão em falta e que são necessárias ao seu funcionamento normal e saudável, e também porque tratam o ser utilizando-se do caminho oferecido pela natureza, seja através das plantas, com fitoterápicos, florais, minerais, óleos essenciais, ou com a própria energia vital .
Para fortalecer, mais ainda, esse tipo de prática, o Governo Federal através do Ministério da Saúde lançou em 2006 o PNPIC, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que incentiva o uso no SUS de cinco dessas terapias. São elas a Acupuntura, a Homeopatia, a Fitoterapia, a Crenoterapia e a Medicina Antroposófica. Ao que parece, o PNPIC é o mais forte documento que endossa o uso de terapias alternativas como complemento nos tratamentos de saúde. Esse documento teve como base a noção de pluralismo que estabelece que cidadãos socialmente iguais, em direitos e deveres, podem ser diferentes, em percepções e necessidades. Essa noção tem ganhado um amplo espaço no que diz respeito à saúde, haja visto o grande número de artigos científicos que tratam do assunto ( National Libary of Medicine, Scielo).
No que diz respeito à Homeopatia o PNPIC cita o crescimento anual da procura de consultas em homeopatia em torno de 10% desde sua inserção como procedimento clínico na tabela do SIA/SUS, além disso, revela que ela esta presente na rede pública de saúde em 20 unidades da federação, 16 capitais e 158 municípios (PNPIC,2006)
E A SUA CIDADE, JÁ ADOTOU O PNPIC??
Fonte: - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1581656058730900&set=pcb.1581660238730482&type=1&theater