Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 20 de março de 2013

NÃO AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS


Alimentos que você joga fora podem ser “melhores” que os que você consome!
Jogar comida fora é uma coisa muito feia. E isso parte desde o consumo exagerado até aquele restinho que você deixa no prato. Consumo exagerado é aquele que temos visto muito ultimamente, ainda mais com o grande uso dos cartões: basicamente, você compra além do que deveria. Com a comida não é diferente, você vai comprando, comprando e depois muitos dos produtos acabam vencendo e você tem que jogar fora. Que desperdício!

Se você consome tudo que compra, não deixa os alimentos estragarem e se preocupa com a sustentabilidade, parabéns! Entretanto, seu “trabalho” ainda não acabou. Você talvez não saiba, mas muitas das partes do alimento que você joga fora antes de consumi-lo são mais ricas em nutrientes do que o próprio alimento! Cascas da laranja, de melancia; talos de couve, de agrião; enfim, diversos “extras” que você poderia utilizar para melhorar a sua alimentação!

Mas, como usá-los corretamente? Confira as dicas da Aline Rissatto, nutricionista e gastróloga, participante da ONG Banco de Alimentos, transcritas no site Atitude Sustentável:

Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e vitaminas e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa, para o preparo de suflês ou como recheio de tortas.
Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muitas vitaminas, em especial a vitamina C, importante para combater infecções, como a gripe. Refogue com tempero e prepare um omelete com ovos batidos.
As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.
A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.
As cascas da batata, depois de bem higienizadas, podem ser fritas em óleo quente, ou assadas, e servidas como aperitivo.
A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes ou cristalizada para servir com o café;
A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde;
Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
Fonte: Fujiro